terça-feira, 11 de março de 2008

Filme: A culpa é do Fidel


Sinopse: Anna tem nove anos. Sua vida é tranqüila e confortável, boa parte vivida em Paris. Freqüenta uma escola católica e mora com seus pais, Marie e Fernando, sua babá e seu irmão caçula, François. Ela às vezes vai até Bordeaux, onde os avós maternos têm um vinhedo. Mas sua existência bem organizada irá se complicar com seu tio comunista, que é morto, uma viagem ao Chile e encontros com pessoas estranhas.
Eventos cuja importância Anna não pode mesurar, mas que transformarão profundamente a vida de seus pais. Engajamento político, altruísmo, a luta contra o imperialismo, feminismo, eleições: palavras-chaves que de agora em diante pontuarão as vidas de Marie e Fernando. Para Anna, a recém-descoberta paixão de seus pais expressa-se em outras palavras e fatos: mudança, desorganização, troca de babás, um apartamento menor e novos rostos. Assim como seus pais, Anna também muda, mas de forma diferente. Anna cresce assustada com a realidade, mas aceita esse novo mundo, o tempo todo olhando para o que a cerca de um jeito bem pessoal.

-> Um tema forte tratado com humor e ternura.
Não deve ser nenhum um pouco fácil ser uma menina de família classe-alta e de uma hora para outra seus pais virarem comunistas, a familia mudar-se para um pequeno apartamento sem luxos, pessoas estranhas (e barbudas!!) entrando e saindo, rejeição no colégio, pais mais envolvidos com os problemas mundias que os familiares...
A pequena Nina Kervel-Bey dá um banho de interpretação com suas caras e olhares.
O menino que faz o irmãozinho é um fofo!
Achei o filme inteligente, leve, divertido e envolvente.

**FRASES:
"você ta confundido tudo:vermelho e barbudo é o Papai Noel !"

"Ela nunca viu um zizu! Não sabe a diferença do zizu dos meninos para a Zuzette das meninas!!"

Um comentário:

Camilinha disse...

brigadinha pela dica...


beijos daqui...