quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Milagres das Folhas"

"Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas.
Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos.
A incidência da linha de milhares de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzí-las a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante.
Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza."

"Milagres das Folhas", Clarice Lispector


imagem: Esao Andrews

2 comentários:

Isabela Mattos disse...

Clarice Lispector é uma autora de grande sutileza, que ve beleza nos detalhes e se surpreende com eles. E de uma humanidade sem igual! Eu me identifico muito com a obra dela e amei esse texto! bjs!

Ni Barreto disse...

ela não larga vc e vc ñ larga ela, né?