segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sol em cancer

Tímidos e misteriosos, os cancerianos são muito ligados a tradições. É o signo do sonho, da ternura, imaginação e da memória tenaz que fixa e idealiza as recordações, acontecimentos e sentimentos do passado para se proteger contra as incertezas do futuro. Sedutor e sensual. O amor de câncer tem sempre algo de contos de fadas, com a sua princesa, o seu príncipe encantado, mas também com uma maldição a combater e monstos ameaçadores. É o amor puro das crianças, o amor maternal, o amor romântico, mergulhado num sonho ideal e inacessível ou definitivamente parado num rosto ou num nome. O humor do canceriano é extremamente mutável e em ocasiões tende a ser rabugento e agressivo, uma vez que sua necessidade de auto-defensa (às vezes antes mesmo de ser atacado) é uma de suas características fundamentais. Oscila entre o júbilo e a depressão. Procure entendê-lo. Não são mudanças de personalidade. São apenas mudanças lunares que passam por ele hoje, e desaparecem amanhã. Durante e entre cada um desses estados de espírito, ele é fiel a si mesmo. Apesar das alterações de expressão em suas feições, sua natureza jamais se desvia de seu modelo básico. Embora ele possa se mostrar rude e distraído, seu coração é sempre terno e afetuoso, e tão cheio de sentimento, que comumente o faz sentir-se vulnerável demais.
Podem ser muito fechados. Costumam ser muito capacitados intelectualmente e extremamente ligados às artes e à poesia.
Emotivo e sensível, teme freqüentemente o mundo exterior diante do qual desenvolve uma atitude de auto-proteção, construindo uma couraça para se proteger, armando-se de indiferença. A infância, seus fantasmas e suas descobertas marcam-no muitas vezes definitivamente. Um pouco passivo, às vezes vegetativo, ao mesmo tempo nômade e sedentário, sonha com a evasão que às vezes realiza; mas a necessidade de segurança, a imagem do "atracadouro" é uma idéia fixa.
É terno, vulnerável e possui uma notável força de inércia. Sensível, deseja segurança, cauteloso. Precisa de base para trabalhar. Leal à família, espírito maternal, inclusive nos homens. A casa é seu céu, mesmo que raramente esteja lá. Move-se em círculos em vez de diretamente. Tenacidade defende seus direitos. Senso de publicidade.
Protege-se, astuto e manipulador, memória formidável, não esquece o menor detalhe. Gosta de estar rodeado de pessoas e de condições harmoniosas. Reação emocional reflete sentimentos, mas não perde o senso de realidade.
Possessivo, sentimental, imaginativo, adapta-se a qualquer ambiente e às mudanças. Se a lua em signos mutáveis pode ser distraída por vários interesses. Sensibilidade estomacal, comumente coloca mão na barriga. Problemas de pele com muito sol, úlcera, gastrite, problemas digestivos.
Precisa de apoio emocional.
Psique: Ação das emoções sobre a alma base. Ego sensitivo, receptivo, imerso no fluir das coisas. Hipersensibilidade. Caráter protetor. Temperamento suscetível; humor sarcástico e explosivo, pensamento intuitivo com ação imaginativa e sentimental; atenção interiorizada, excelente memória. Hábitos domésticos; moral conservadora. Impulsos primários de segurança. Tendência ao comodismo, mau humor e fantasia.
Afetividade: Desejo protetor, atitude relaxado-apreensiva. Paixões sonhadoras. Instabilidade emotiva, maternalismo, reações infantis; busca estabilidade e família. Amor fantástico, insatisfeito e sensível.

Um comentário:

Teste disse...

Humm... interessante este texto!! Bjão!