domingo, 19 de abril de 2009

Eu odeio o 392 ! (ainda)

Na última semana, talvez mais do que em outras, o Rio de Janeiro passou por um caos no transporte público.
Problemas na barcas, greves de ônibus e chicotadas no trens.
Eu , que ja vinha sofrendo no ônibus há tempos, resolvi me mexer.
Primeiro chorei. Juro que chorei no ponto de ônibus.
Chorei por me sentir humilhada. Chorei por ter que correr e brigar para conseguir entrar em um ônibus cheio, pagar a passagem, viajar em pé feito gado, em carros quebrados, mal conservados e conduzidos por pessoas que são submetidas a estafantes jornadas de trabalho para tentar ganhar um pouco mais de grana no fim do mês.
Em tempos de declarações com as transcritas abaixo ,temos que fazer mais que chorar:
"Os funcionários são orientados a manter a ordem nas composições, mas vale lembrar que quem segura a porta é criminoso e 200 (passageiros) já foram para a cadeia. Eles forçam a abertura da porta, que acaba quebrada, causando risco de acidentes para eles mesmos e para os demais passageiros." José Carlos Leitão, diretor de marketing da SuperVia.
ou
"Quem puder deve evitar os horários de maior movimento ou usar outro tipo de transporte. E ter paciência. " Flávio Almada, superintendente da concessionária Barcas S/A
Sequei as lágrimas e fui lá no site da Prefeitura reclamar. Reclamei também em sites de programas sensacionalistas e pedi ajuda aos amigos (obrigada, tive um bom número de retornos). Não sei se vai adiantar, espero que sim.Vou cobrar.
Transcrevo email que enviei abaixo:
Eu odeio o 392

Amigos,
Fiz uma reclamação e uma sugestão na Ouvidoria da Prefeitura do RJ sobre o ônibus 392 que copio abaixo.
Por favor, abram uma reclamação também (se quiserem/tiverem preguiça copiem a minha), é rapidinho...esta linha de onibus está um horror.
Se você não tem acesso a internet, peça a um amigo para fazer a reclamação.
Só conseguiremos alguma melhoria unidos.

"Por favor fiscalizar a viação Campo Grande que assumiu linhas de onibus da viação Oriental (375,395), cujos funcionarios estavam em greve.Com isso diminuiu o numero de carros da linha 392.
"No dia 13/04 fiquei 01:20hrs esperando um ônibus passar pela manhã e ontem, 14/04,fiquei 02 horas esperando o carro passar na avenida Brasil. Em 2 horas que fiquei parada no ponto, podia estar estudando, trabalhando ao invés de estar parada esperando um onibus chegar! Por isso é tão dificil um morador da zona oeste conseguir algo: não consegue nem sair do lugar!!!"
ou
“Os carros da linha 392 demoram muito para passar!! Parece que os ônibus diminuiram depois que a aviação Campo Grande passou a colocar carros para a linha 395... Uso esta linha com regularidade e chego a esperar mais de 1h para ver um 392.E sempre está lotado!!! Está inviável usar o 392, linha que eu dependo tanto!! Por favor, acredito que este canal possa resolver este problema!!! (texto do Alex)

Secretaria Municipal de Transportes Urbanos
http://www.rio.rj.gov.br/smtr/

Programa Balanço Geral (Rede Record RJ /Wagner Montes)

RJ no AR (Rede Record RJ / Willian Travassos)



"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)


E como eu li por ai: " por enquanto só nos resta ir a merda à pé, porque de ônibus ta foda!"

Um comentário:

Ni Barreto disse...

Ultraje a rigor

Ônibus - não!
Ônibus - não!

"Quê que eu 'tô fazendo aqui,
Nesse ponto de ônibus;
Essas pessoas paradas aqui,
Nesse ponto de ônibus;

Quando eu tiver dinheiro,
Quando eu tiver dinheiro,
Eu prometo a mim mesmo que
Eu só vou andar de taxi"