segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Buenos Aires, Linhas viajantes - Parte 2

Linhas viajantes - Parte 2
Domingo, 18/10/09





Hoje o dia amanheceu lindo. Céu azul e um ventinho gelado.
Domingo em Buenos Aires é obrigatória uma passada pela Feira de San Telmo. Acordamos cedinho e partimos pra lá a pé. Achamos a cidade um tanto vazia, eram umas 10h30min da manhã e pouquíssimas pessoas pelas ruas... Seguimos andando e fotografando, mas notamos que estávamos seguindo por uma rua mais deserta e suja e preferimos guardar as câmeras.
Chegamos à Calle Defensa, que é onde acontece Feira, mas as barracas ainda estavam sendo montadas! E já eram quase 11 h. Muitas lojas também estavam fechadas. Achamos estranho, pois neste horário, no RJ, a feira da Lavradio que é bem parecida à de San Telmo, já esta a pleno vapor.
Tínhamos lido algumas críticas à feira de San Telmo no Orkut.Em geral pessoas reclamando que a feira só tinha velharias e etc. Discordo.
Acredito que o principal motivo de críticas venha do fato de que algumas pessoas tiveram preguiça de andar. Existe uma “feira off” que acontece ao redor da feira propriamente dita.
Enquanto a feira oficial acontece na Plaza Dorrego (e realmente só tem coisas velhas, ou como dizem alguns: antiguidades), se você percorrer toda a Defensa e as ruas em volta, verá que elas estarão tomadas de barriquinhas de artesanato e roupas estilosinhas. Claro que ainda encontramos muitas antiguidades, mas tem muita coisa divertida.

As lojas de design como A Lago (Calle Defensa, 919 e 970) no estilo “Imaginarium” (foi o que lembrei conhecer e que chega mais perto) são muito legais. Apesar de encontrarmos alguns objetos repetidos em todas as lojas, algumas coisas são surpreendentes e valem mesmo à pena comprar.
Na rua pode-se tirar uma foto ao lado da estátua da Mafalda e observar o vai e vem das pessoas montando suas barracas.
Por volta de 12h30min a agitação já esta completa.
Apresentações de tango, atores fazendo pequenos esquetes de teatro... Para os mais tradicionais, um alfajor Havana (que não é o meu preferido) ou um sorvete da Freddo na esquina.
Se a fome já começou a bater, que tal uma Fugazzeta na Pirilo?
Decidimos ir almoçar na Recoleta, que segundo informações possuía uma feira mais legal que a de San Telmo.
Como estávamos doidos para conhecer o metrô e nenhum taxi parava (todos cheios), seguimos em direção da linha A, a mais antiga.
De primeira você se assusta um pouco com a aparência do metrô (é de madeira), mas dá para perceber a organização: funcionário solicito, estação limpa (um pouco escura demais) e trens constantes.
O problema é que da estação do metrô em que descemos à Recoleta, são mais de 8 quadras.Nenhum táxi parava (era dia das mães,acho que os taxistas estavam indo almoçar em família) e estávamos com muita fome e cansados.
Mas andamos.
E paramos para comer no primeiro buraco que vimos. Foi a empanada mais gostosa da minha vida!
Depois de estar com a barriga cheia, vimos vários restaurantes legais no caminho.
Seguimos o caminho para a feira da Recoleta, passando pelo famoso cemitério. Árvores enormes e lindas na praça em frente a ele.
Rola um clima bem legal nas praças da região, com as pessoas sentadas na grama conversando, mas a feira não é o que eu esperava.
Para quem é do Rio de Janeiro a comparação que vale é: Recoleta está para a Feira de Copacabana como San Telmo está para a feira da Lavradio.
Como não gosto da Feirinha de Copacabana, segui em direção à Flor Genérica, passando pelo prédio da Faculdade de Direito.
Fotos feitas, táxi de volta à San Telmo. (nota: o taxista era irmão do Ted Boy Marino, famoso lutador de tele catch dos anos 70 e que fez muitas participações em Os Trapalhões)
Comemos uma pizza, vimos uma galera tocando jazz da melhor qualidade na Calle Defensa e sentamos pra fazer uma das coisas que mais gostamos: Ver as pessoas passando.

☺O sol de Buenos Aires é forte. Não se deixe enganar pelo vento frio e passe protetor solar.
Por volta das 19 h a Feira de San Telmo já esta vazia, fique de olho. Como é uma região lotada de turistas, também tem mais pivetes que no resto da cidade.
As lojas de design e roupinhas moderninhas abrem normalmente durante a semana. Se tiver tempo, priorize a feira e volte outro dia para uma visita mais calma às lojinhas.
Você pode aproveitar e conhecer o Buenos Aires Design que é juntinho da Feira da Recoleta. Não deixe de visitar a loja Morph, e pra quem gosta tem o Hard Rock café no mesmo prédio. O Museu Nacional de Bellas Artes (MNBA) que é ali coladinho e é um dos únicos museus gratuitos de Buenos Aires.

6 comentários:

Cruela Veneno da Silva disse...

essa faculdade de engenharia é linda linda linda

Lili disse...

Que bom que gostou!!!

Patrícia disse...

Eu querooooooooo!!!

Ni Barreto disse...

como se dice "feirinha" en enpañol? rsss

Teste disse...

O metrô da Linha A foi uma ótima surpresa!! E a Feira de San Telmo é muito agradável... amei esta viagem!! Agora queor mais...

Ni Barreto disse...

atualizaaaaaa