terça-feira, 1 de junho de 2010

A Alice do Tim

Assisti Alice, o filme em 3D, feito em parceria entre Tim Burton e Disney sobre os livros de Lewis Carroll.
Antes mesmo da estréia, o filme gerou um tititi danado, todo mundo ansioso para ver o que Tim Burton iria aprontar com uma historia tão viajante quanto a de “Alice no País das Maravilhas”. E todos sabem que quando a expectativa é grande demais...
Muita gente odiou, falou mal. Principalmente pela atmosfera do filme não estar tão sombria quantos outros trabalhos do Burton.
Alice (o filme), não conta a historia de “Alice no País das Maravilhas” e sim tem essa historia, juntamente com “Alice através do Espelho” do mesmo escritor, como referência para nos contar a volta de uma Alice adolescente ao Pais das Maravilhas.
Será que é isso que o povo andou estranhando? Uma historia diferente?
Eu adoro a historia de Alice (assim como a do Peter Pan) e senti falta de todo o blábláblá metafórico do livro no filme. O Livro é repleto de frases que podem ter uma interpretação um tanto mais profunda e/ou ambígua enquanto o filme é mais para o lado da ação.
Mas estão lá no filme a crítica social e os personagens um tanto surreais de Carroll. É só olhar com atenção.
O 3D é muito bem usado - eu juro que desviei de uma xícara que veio em minha direção- e a primeira parte do filme é realmente maravilhosa. A segunda metade, talvez por ser mais focada na ação, foi menos interessante para mim. Houve um certo momento em que eu torcia para acabar. É uma pena que a Disney tenha viajado tanto no desenho dos anos 60 e tenha feito Tim segurar um pouco a onda agora (será ??)
Mas uma coisa que não tem como passar despercebida é o figurino e a maquiagem do filme. Tudo é lindo, detalhado, pensado. Das olheiras de Alice ao cabelo da Rainha Vermelha. A Brancura do visual da Rainha Branca (um dos meus personagens preferidos no filme).
Os vestidos de Alice, todos maravilhosos.
Uma decepção foi o gato Cheshire, ficou muito bichinho de pelúcia, sem a ironia que passa no livro. Uma delicia foram a Rainha Branca e Tweedle-Dee & Tweedle-Dum.
Veria de novo.

2 comentários:

Ni Barreto disse...

aaaaaaaaaaai que bom te ouvir falar desse filme. ia fazer um post mas me deu preguiça.

também a-do-rei a rainha branca. achei a alice meio sem sal e não te perdoo (tem acento?) por não citar o chapeleeeeirooooo. ele me deu medo! :-o

e o que foi aquela borboleta do final? ela posou no meu ombro, juro! :D

Renata Braga disse...

O chapeleiro ? Eu estava esperando tanto dele..Mas foi Deep e isso é mais que mais.
Agora me pergunto: pq não falei dele ? Não sei..não é um dos meus personagens preferidos do livro,mas gostei dele no filme...Vou ficar pensando nisso agora he he he :P