domingo, 24 de junho de 2007

Pula a fogueira Iá Iá

Desde o dia dos namorados (último post) ,muita coisa já aconteceu nessa Ilha da Fantasia: Beijos, brigas,o inicio do inverno, reconciliações, balas perdidas, encontros, passeios, revelações, ajudas, o inicio do periodo solar do signo de cancer...
Hoje é dia 24/06. Dia de São João.Dia de pular a fogueira Ia-Iá...
Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. (Eita , eita meu Santo!rsrsr)
Em Caruaru, a festa de São João vira carnaval, com homens vestidos de mulher e trio elétrico tocando os sucessos fm.
Já em Ouro Branco, MG, a festa é tradicionalíssima. Orações antes da dança da quadrilha (com fantasias que podem chegar a R$800,00), doces e simpatias.
Esse assunto me trouxe lembranças das festas da minha infância e adolescência:
Pé –de –moleque, bandeirinhas, cuzcuz,fantasias, salsichão...hummmm Olha a chuva! Dama “prum” lado, cavaleiros pro outro! Anarriê!
Depois as “festas de rua” : um monte de gente andando em ciírculos e um monte de gente parada vendo os outros andando e círculos.Era a curtição do subúrbio.
Saudades da fogueira da infância, da batata assada na brasa, de dormir na esteira em volta da fogueira, da mãe levando pra dormir.

**O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos.Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar.
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
meu Santo Antônio..
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

então tá, então...
(pesquisa no Fantástico de 24/06 e Wikipedia)
Não, eu não coloquei o Santo de cabeça pra baixo, só fiz a dos papeiszinhos com os nomes dos meninos dormindo num prato com agua, o que acordasse aberto seria o seu marido!! (como se eu tivesse opções aos 12 anos)

3 comentários:

Camila disse...

hahaha!! Também já fiz a dos papeizinhos!
e de novo as lembranças de momentos bons, saindo do verão para o inverno, ainda bem que continuamos aí, prontos para a vida, sentindo tão deliciosamente esse dia especial que nos é dado a cada amanhecer.
beijo,

Elaine Cavalheiro Cardoso disse...

pois é...rsrs e tb fui no pão de açucar nesta semana,vê lá no blog de novo! só flashes menina! tô feliz, pq a rotina tá passando longe da minha porta, ainda bem..rs

Elaine Cavalheiro Cardoso disse...

ah, eu fazia muito a dos papeizinhos qdo era mais novas. e tinha muitas opções..hahaha naquela época...tb gostava de 3 ao mesmo tmepo rs!rs