terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nome Proprio

O nome do filme “Nome Próprio” é Leandra Leal.
Com uma interpretação visceral, Leandra segura uma historia que por si só cairia na chatice.
O filme é inspirado nos textos da escritora-blogger Clarah Averbuck : “Máquina de Pinball” e "Das coisas esquecidas atrás da estante", e a personagem título vivida por Leandra é inspirada na própria Clarah.
O filme conta a história de Camila, uma aspirante à escritora que conta sua vida e se expõe na internet atraves de seu blog.
Leadra tem peito (literalmente) para mostrar sua Camila quase metade do filme só de calcinha e camiseta ou nua, sem que isso torne-se apelativo.A nudez é necessária para mostrar como a personagem é: nua! Camila expõe a alma no blog, apesar de não gostar do retorno que isso possa causar.
No fundo, no fundo a história em si é chatinha, assim como os textos da Clarah. Acho-a um tanto demais, de uma intensidade meio forjada. Como se estivesse acima de tudo... e isso não me agrada.
Mas o filme é bom. Os recursos estéticos utilizados são de primeira: palavras aparecem escritas pelas paredes, a musica é ótima, a fotografia é linda e o barulho por vezes irritante, nos faz sentir na pele, ou melhor, nos ouvidos, toda a intensidade da personagem: Seja no ruído provocado pela escovinha esfregando as escadas e paredes do prédio como forma de aliviar a tensão através da limpeza ( e como isso funciona bem...) ou na barata em cima do prato de comida, é impossível não sair do cinema perturbado.
Recomendo.
Para mim que digo que minha vida não é apenas um livro aberto, mas sim um livro desfolhado, valeu.

3 comentários:

Unknown disse...

Não era esse que iamos ver? blah!

Camilinha disse...

ah... talvez eu me inspire no filme, e coloque não só meus pés nus nos meus textos... talvez eu precise, como a Camila, tirar a roupa inteira!!!


beijos daqui...

Ni Barreto disse...

adorei sua análise.