terça-feira, 5 de maio de 2009

Bacalhau & Pimenta

É sabido que Ela e Ele adoram umas comidinhas de bar (os quilinhos extras que o digam) e desde que ele comprou o livro Comida de Buteco, do Ricardo Freire , eles procuram seguir o roteiro do dito cujo atrás dos melhores petiscos da Cidade Maravilhosa.
No último fim de semana, saíram do Rio e foram à Niteroi atrás de uma dica não só do livro, mas de alguns amigos moradores na terra do Araribóia : O Bolinho de Bacalhau do Caneco Gelado do Mario.
O bolinho em questão sempre fora descrito como "o melhor bolinho de bacalhau" que vocês poderiam comer ou "enorme", "delicioso", entre outros adjetivos.
Eles chegam ao bar empolgadíssimos (Ele, que prefera a caipirinha, até queria beber um chopp para entrar no clima) e dão aquela olhadinha pelas mesas para confirmar a popularidade do tal bolinho e procurar inspiração nos pratos alheios.
Sabiam que o lugar era realmente um boteco e isso não tinha problema: era só passar um guardanapo em cima da lata de azeite para tirar o "grosso" da poeira e pedir os tão indicados bolinhos.
Realmente os ditos cujos chegaram conforme o prometido: grandes, em um formato não tradicional, douradinhos e... primeira mordida.
"Hummm, mas o gosto da batata predomina, né?" Ele diz.
Ela morde mais um pedaço e emenda: "Coloca um azeite para ver se melhora."
Decidem pedir mais uns bolinhos, afinal sempre ouviram elogios sobre os petiscos dali.
Esperam , esperam (somente 2 garçonetes desdobram -se no atendimento às muitas mesas ao meiodiadeumsábadopósferiadonoiniciodemês).
"Moça, traz pra mim um pastel de camarão, 2 bolinhos de aimpim com camarão e mais dois bolinhos de bacalhau", ele disse apontando item a item no cardápio, afinal a moça poderia esquecer de anotar algo ou trazer um bolinho de carne seca ao invés do de camarão.
Esperam , esperam ( A massa do bolinho de aimpim acabou,estão fazendo mais).
Na mesa ao lado algúem reclama. A garrafa de cerveja chegou com o gargalo quebrado.
Esperam, esperam.
A nova remessa chega.
"É , o gosto da batata prevalece" ela diz.
"Coloca esta pimentinha,acho que melhora", foi a sugestão dele.
Pimenta vai, Camarão vem.
Pagam a conta e voltam ao Rio de barca.
Com a Pimenta, o bacalhau e o camarão ardendo até a alma.
E até agora eles não sabem se deram azar, se foi a pimenta ou o camarão, mas não pretendem voltar ao Caneco Gelado do Mário. Lá, o bolinho de Bacalhau realmente é grande, douradinho e crocante por fora e molinho por dentro como prometido.
Mas tem gosto de batata.

Outro de comidinha : Aqui

Um comentário:

Ni Barreto disse...

ontem, coincidendemente, experimentei o bolinho do Boteco do Manolo.

ninguém tinha me indicado não, mas adorei!

:-)'