domingo, 19 de julho de 2009

Terminei de ler Henry & June, Anais Nin.
É um daqueles livros "soco no estomago" que eu tanto gosto. Mas este não faz você olhar para fora, para o mundo ao redor e sim para dentro, para você.
A referência que geralmente temos à Anais é sobre o livro "Delta de Vênus" e sobre os escritos eróticos retirados dos diários da escritora.
Mas em Henry & June, vejo uma Anais confusa, tentando se entender, se descobrir.E vejomais uma vez: como mulher costa de uma DR, nem que seja com o seu proprio diário.
ah, e cartas...como é lindo o hábito de trocar cartas.
A dualidade de Anais.A tentativa de compreender a si mesmo.De entender os outros.A valorização do Eu.cartas.Mentiras sinceras que interessam.Verdades.Escritos.A força da palavra escrita.sexo.Amor e Paixão.Psicanálise.Descobertas.Poder da mulher.Análise.Auto análise.

Anaïs Nin

Sinopse:Paris, Dezembro de 1031. Anaïs Nin conhece o escritor Henry Miller e a sua mulher June, e regista esse fato no seu diário. É esse relato íntimo que agora se publica e nele Anaïs revela todos os sentimentos de angústia, felicidade, êxtase, tristeza, que marcaram uma relação vivida até aos limites do erotismo e da paixão. Henry é a genialidade, a virilidade física e intelectual; June, a beleza, o mistério das forças ocultas do desejo. Juntos revelam-lhe o outro lado da vida, que as obras de Miller tão cruamente descreviam, e será através desse exacerbamento e dessa perturbação que Anaïs Nin virá a descobrir-se a mulher e a escritora que tanto marcou a literatura do nosso século. Henry & June é simultaneamente um documento de valor histórico e o diário íntimo de uma paixão que transgrediu todas as convenções. Um belo livro que o cinema adotou.
“Meu livro e meu diário interferem um no outro constantemente. Eu não consigo separá-los nem reconcilia-los. Sou uma traidora com ambos”.(Anaïs Nin )

Um comentário:

Ni Barreto disse...

essa semana uma aluna minha me deu uma cartinha de papel.

td bem que tava escrita em "internetês" mas me deu uma sensação boa.