terça-feira, 28 de agosto de 2007

Treinada Para Matar...

Entre uns 07 a 05 dias antes da menstruação, lá vem ela atrapalhar a rotina. Inchaço, irritação, desordem alimentar e tristeza sem fim.
Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM (Treinada para matar, Tensão pré Menstrual,Tô puta mesmo...) é uma sindrome que atinge aproximadamente 75% das mulheres e ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem à menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo: dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia, além de alterações no apetite.
Tristeza, irritabilidade, angústia..Os sintomas psico-emocionais podem ser fortíssimos e fazer qualquer mulher "normal" ficar à beira de um ataque de nervos:Crises de choro (de alegria ou tristeza), insônia, passividade perante o mundo, problemas com a libido...
A TPM me deixa mais hiperbólica do que já sou: tudo vira uma tempestade em copo d'água nesse período: do comercial de Margarina à criança pedindo dinheiro na rua, tudo é motivo de choro.Os problemas ficam maiores e insolúveis.
E a melancolia? Ah, essa que está sempre por perto consegue grudar e se apossar do meu SER..fico lânguida, sem forças para levantar, um olhar perdido, passiva.
Por favor, não me peçam para tomar decisões nos momentos de TPM. Seja a roupa que irei vestir ou o filme que irei assistir, nunca estarei satisfeita com minha escolha.Escolham por mim.Com certeza será melhor e ficaremos todos felizes.
E dengo..preciso de dengo.Não quero falar, quero ficar calada, mas dengo é essencial ao meu bem estar (!!!:P) nos momentos críticos.
Me torno a pessoa mais feia , boba e chata nesses dias.É incrivel e terrível...algo incontrolável,uma tristeza sem porquê, uma vontade de nada e a culpa por me sentir assim, fazendo com que tudo fique ainda pior.
Algumas mulheres têm um aumento do apetite neste período e acabam ingerindo alimentos que tendem a piorar os sintomas da tpm, como por exemplo o café e refrigerantes tipo "cola", que contêm cafeína, um poderoso estimulante, que nos deixará mais irritadas e acordadas!
Eu perco completamente o apetite nessa fase (menos por chocolate).Descobri que melancia e as Nozes e castanhas são ótimas para aliviar os sintomas do período. A melancia possui altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço típico. Já as Nozes e castanhas: são ricas em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas e que estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase.
Em maior ou menor escala, sejam todos os meses ou de vez em quando, não há mulher no mudo que nunca tenha passado por uma TPM. E nem homem que não tenha sofrido pelo mesmo motivo.
A solução : Calma, respire fundo e Espere passar. Ahh, e torça para que no mês que vem ela venha mais leve.

p.s. Obrigada!!

5 comentários:

Teste disse...

Lindona, eu sempre aprendendo com vc. Beijos!

Anônimo disse...

Renata, Vc já tentou fazer suco disso e injetar na veia??? Seria legal..Faz bem pra gente.. que fica do lado tentando fazer intentavel.. que é ficar ao lado de vcs nesse periodo..
Eu sugiro o isolamento rssssssssssssss Fiquem sós e longe da gente e do mundo... rsssssssssssss

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhh Sobre as vezes é bom por pra fora.. então eu tenho tentado, mas com a Placenta Baixa, nada acontece.. .Gravidez sem sexo.. Ninguem merece..rsssssssssssss

Carol Sousa.. disse...

Eu morro e mato todo mundo em volta quando estou com TPM.... o problema é que minha irmã e eu ficamos assim ao mesmo tempo! Duas na mesma casa é demais!
rsss....


=***

Elaine Cavalheiro Cardoso disse...

kkkkk show!!!!!q raiva dessa tal de tpm