segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ainda sobre a Legião Urbana

Ainda motivada pelo especial sobre o Renato Russo apresentado pela dona Rede Globo na sexta feira 14/09(achei que o programa foi meio incompleto, deixando de citar muitas coisas, mas valeu pelo padrão de qualidade), lembrei desse meu texto inspirado em algumas musicas da Legião escrito em 21/03/07.
Não sou fã da banda, mas tem músicas deles que não têm como passar despercebidas.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ....

O ponto que eu pego o ônibus pra vir do trabalho pra casa tem uma barraca que parece uma boate: bebidas, sinuca e uma daquelas ...máquinas de música!
Enquanto espero o ônibus chegar, tenho o prazer de me deliciar com os mais novos lançamentos do mundo do pagode e do funk.
Hoje me chamou atenção o fato de estar tocando Legião Urbana. Não é uma banda que eu adore e tão pouco uma banda que eu odeie...gosto de algumas letras, não gosto dos fanáticos.
Comecei a prestar atenção nas músicas quando vejo 3 coroas que estavam bebendo num canto.Percebi que eram eles quem estavam escolhendo as músicas que iam tocar.
Um era do tipo “vovô – garotão”. Camiseta de malha, calça jeans, cabelos grisalhos e mandava váaarios “air guitar” enquanto balançava a cabeça de um lado pro outro... “Vamos lá tudo bem - eu só quero me divertir, esquecer, dessa noite ter um lugar legal prá ir (...)” ficou pensando que apesar das novas amizades, amava aqueles 2 velhos amigos, tudo o que fizeram juntos..era até padrinho do filho de um deles..filhos, sempre disse que nunca quisera te-los, mas era mentira.Hoje sente falta do que não tem.” Aonde está você agora, Além de aqui dentro de mim?” Sentiu saudades do que poderia ter sido, do que poderia ter vivido, mas não não se arrependia de nada, apenas se lamentava e tocava air guitar ” Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar.. Que tudo era prá sempre, Sem saber Que o prá sempre.. Sempre acaba?(...)
O outro, o moreno baixinho com a pasta de cobrador pendurada, era o mais entusiasmado dos três. Colocava as mãos pro alto durante as músicas, fechava os olhos e cantava. Os outros se calavam pra ouvi-lo cantar.
Ele está apaixonado pela Cirene, a mulher que quando sorri é tal qual a “lua de prata no céu”. Lembra da esposa que largou por ela, mas a Cirene não teve a mesma coragem..Voltou pra Santos com o marido eletricista ...”Onde estará meu amor?(?...)”
O terceiro me pareceu o mais triste, melancólico, talvez.. Abraçava os amigos, bebia e cantava todas as musicas. Trabalha das 08:00 as 17:00 numa repartição pública. Serviço burocrático. Na juventude era aquele que as pessoas apostavam que teria um futuro promissor. “Sonhos vem, sonhos vão. O resto é imperfeito.” Quando jovem foi ativista político, lutou pelas diretas já, “que país é esse??Que país é esse?”, mas ai o Robson nasceu e logo depois ele passou naquele concurso público, vieram as prestações da casa própria ...seu olhar ia longe “Voltamos a viver como há dez anos atrás.. E a cada hora que passa, envelhecemos dez semanas(...)”
Eles se olham, se abraçam...Meu ônibus vem vindo. Não quero ir “ Quando me vi tendo de viver comigo apenas e com o mundo, você me veio como um sonho bom ..E me assustei.. Não sou perfeito, eu não esqueço(...)”
Renata Braga.

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente ótimo.....

Ni Barreto disse...

Maravilhoso! Vc está cada vez melhor. PS. Odeio Legião... rsss