quarta-feira, 19 de setembro de 2007

o dia


Hoje acordei empolgada. Dia de sol. Quem sabe uma prainha? Hoje seria “o dia”.
Nem tanto sol para praia... Talvez rolasse um museu ou um cineminha. Muitas opções.
Liguei pra um monte de gente, afinal detesto sair sozinha, mas todos já tinham programas inadiáveis pra o dia de hoje. Afinal, como eu disse, hoje era “o dia” (isso é que dá ficar de férias num mês “não – padrão”).
Tudo bem, pensei. Vou retomar um projeto que abandonei: Curtir minha companhia. Doce ilusão. Apesar da minha companhia ser ótima, ela não conseguiu convencer minha preguiça ir embora. Esqueci que esse projeto na verdade é um processo. Sem metáforas.
Ligo a TV para pensar no que fazer e esta começando um filme interessante: 4 irmãos.Já tinha lido a respeito da historia desse filme.Era tudo o que minha preguiça precisava para derrubar o projeto de sair sozinha de vez. Ela (minha preguiça) me disse:”Você não queria um filminho? Então, filminho legal, na sua casa, de graça, sem stress de ônibus.”
Resultado: 3 filmes (4 irmãos, Em carne viva e Garota da Vitrine) e 1 capítulo de A 7 palmos.
4 irmãos, Four Brothers no original, é um filme que foi muito elogiado na época de seu lançamento no circuito.A história é: Quatro irmãos adotados vão juntos sepultar a mulher que os criou. No funeral, eles descobrem que a mãe pode ter sido assassinada e saem em busca de vingança. Interessante, segura a onda. Bons diálogos, um tanto sarcástico e apesar da violência, tem momentos ternos. Mostra o amor entre esses irmãos tão diferentes. Gostei da atuação do Mark Wahlberg, cada vez melhor após ter deixado ser o Marky Mark (!!)
Em carne viva (In the Cut) é um suspense água com açúcar estrelado pela ...Meg Ryan! Nada muito instigante além de umas ceninhas picantes de sexo, como uma felação logo no inicio do filme e a masturbação da ...Meg Ryan!!
Meu deleite se deu mesmo com Garota da Vitrine, Shopgirl. Costumo dizer que pra mim as coisas TOCAM ou NÃO TOCAM. Pode ser música, filme, livro ou gente.
Garota da Vitrine tocou. Filme de pouco papo, muitos toques.Você percebe as personagens pelos gestos.Todos muito bem construídos.
Lembro quando “Garota..” estreou e fiquei empolgada para assisti-lo.Não lembro porque perdi.Sempre gostei da Claire Danes e ela fez a Mirabelle (amei a sonoridade desse nome) perfeitamente.Doce, um olhar perdido, tenso.
Garota da Vitrine tenta ser um conto de fadas moderno, onde o príncipe não é quem você pensa e acho que fala bastante sobre comunicação e a falta dela. O que isso traz aos relacionamentos. Sejam familiares (no caso de Mirabelle com seus pais) ou amorosos. Fala ainda de impossibilidades e escolhas.
Steve Martin também esta muito bem nesse filme, detalhe: o filme é baseado em um livro dele. Está contido, mas vezes me soou um tanto charlatão, pode ser impressão minha, tão acostumada a vê-lo em comédias exageradas.
O destaque foi Benjamim , interpretado por Jason Schwartzman. Perfeito com sua caras e tiques.Um tanto surreal no inicio, a personagem vai conquistando em suas pequenas aparições. Constatei que presentes nem sempre conquistam. Talvez conquistem, mas não mantêm a conquista por muito tempo. Já palavras e atos talvez façam mais efeito à algumas mulheres (as do meu tipo e de Mirabelle).E quando Jeremy ofereceu Proteção à Mirabelle, ai perdeu playboy! Mesmo que o playboy seja um coroa – rico - charmosão.
Quanto a “a 7 palmos”, considero a melhor série dramática já exibida. Mas os comentários deixo pra um outro post. Já me estendi demais nesse “dia”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Renta a Kubrusli..rssss

Poxa deu vontade de ver o Garota na Vitrine e o a masturbação da Meg no outro filme...rssssss Coisa de homem sabe..rssssss

O Quatro irmãos eu já havia locado e tinha gostado bastante.. é bem legal mesmo.

Bjo e bom finds com teu Alê;;;)))

Anônimo disse...

Re tanbém adorei Shopgirl ... apesar do Steve Martin estar completamente Tarcisio Meira nesse filme ... GARGALHADAS. O filme e tãobem construído que em uma sequencia as personagens ficam até cinco minuto sem uma fala ... apenas gestos. MARAVILHOSO ... adorei. Bjs